- respondam com celeridade aos pedidos de entrevistas;
- deixem claro quem são, donde vieram e porquê;
- mostrem sensibilidade no contacto com o doente idoso;
- ouvir o «prestador de cuidado» e preocupar-se com as suas necessidades;
- oferecer explicações claras e compreensíveis;
- compreender as possíveis razões para algumas confusões;
- quando é colocado o diagnóstico de demência, expor os problemas que se colocam e o seu manejo, numa conversa cuidadosa;
- acordar com o «prestador de cuidados» um plano de acção que deve ser imediatamente implementado;
- responder prontamente aos «pedidos de auxílio».
UMA VEZ OFERECIDO ESTE TIPO DE SUPORTE, QUASE TODOS OS «PRESTADORES DE CUIDADOS» CONTINUARÃO A APOIAR OS SEUS FAMILIARES E AMIGOS IDOSOS DEPENDENTES .
fonte: cuidados médicos ao doente idoso, M.R.HALL, Macleman e M. Lye, pags79-80, 3 Ed. Climepsi, 1997.
Sem comentários:
Enviar um comentário