PARA VER O BLOGUE USE O MOZILLA FIREFOX

domingo, 21 de setembro de 2008

Todos os benefícios do chá

Não é um medicamento, mas os seus benefícios para o organismo são variados. Existem várias espécies de chá. Conheça as vantagens de cada um.

Os tipos básicos de chá, produzidos sobretudo na China, Índia e Ceilão, são provenientes da mesma espécie (camellia sinensis).

Distinguem-se entre si pelos processos de secagem e de oxidação (escurecimento das folhas devido à quebra de clorofila), o que determina uma ampla gama de sabores e aromas.

Verde
Produz uma infusão de cor verde jade e um suave e relaxante odor a verduras frescas. É o menos oxidado e, por isso, preserva uma maior quantidade de catequinas
(fitonutriente com uma forte acção antioxidante).

Preto
É o mais aromático e o mais forte. As suas folhas em água a ferver produzem uma bebida castanha avermelhada com um aroma semelhante ao do malte.

Oolong
Considerado uma variedade intermédia entre o verde e o preto, pode apresentar três fases de oxidação: ligeira, moderada ou completa.

Branco
Resulta da infusão de chá com folhas jovens, que não sofreram efeitos de oxidação. É o mais suave e delicado (e também o mais caro e difícil de encontrar).

6 razões para o beber

1. É hidratante

Vários estudos descrevam o chá como uma fonte de hidratação por excelência, logo a seguir à água. Outros revelam que os consumidores apreciam o chá não só para matar a sede, mas também pelo seu sabor.

2. É antioxidante

Combate o envelhecimento, devido ao seu elevado conteúdo em flavonóides (fitonutrientes com forte acção antioxidante). Esta propriedade faz do chá um fiel aliado do coração, evitando a aterosclerose, reduzindo a tensão arterial e o risco de enfarte.

3. Tanto pode ser excitante como relaxante

De acordo com a nutricionista Helena Cid, "o chá contém L-teanina e baixos níveis de cafeína o que, para além de mais benéfico para a saúde, ajuda a manter a pessoa em alerta". Por outro lado, a L- teanina produz efeitos tranquilizantes no cérebro, induzindo o relaxamanto sem causar sonolência.

4. É anti-infeccioso

Os taninos (fitonutrientes com acção adstringente) não só conferem ao chá o seu sabor ligeiramente amargo, como também as suas qualidades antivirais e antibacterianas. Segundo alguns especialistas, combatem inclusive o vírus da gripe, o herpes simplex e a hepatite crónica.

5. É anticancerígeno

Os seus compostos, sobretudo os do chá verde, exercem um papel protector contra as células tumorais do pulmão, pele, próstata e estômago. Para além disso, actua contra agentes cancerígenos como as nitrosaminas.

6. Protege os dentes

Contém flúor, que contribui para o endurecimento do esmalte dentário. É por esta razão que os japoneses aconselham os seus filhos a beberem chá verde depois de comerem doces.

No entanto, não pode ser usado como substituto de uma boa higiene oral já que a desvantagem do chá é a de poder manchar os dentes.

Fonte: Sapo saúde

Chá é mais saudável que a água

«O Journal of Clinical Nutrition contraria a crença popular: não só o chá não desidrata, como a ingestão de três ou mais chávenas por dia é tão ou mais benéfico para a saúde do que uma quantidade igual ou superior de água. Para além de hidratar o organismo, o chá previne doenças cardíacas e alguns tipos de cancro, dizem os especialistas. Os flavonoídes, fitonutrientes presentes em plantas usadas para chá, ajuda a precaver a degradação celular.
Outro estudo recente revela que o chá de camomila pode também ajudar no tratamento da diabetes»
Fonte: Jornal "Sexta"

domingo, 14 de setembro de 2008

A borragem é um excelente hidratante

A BORRAGEM (PLANTA) É UM EXCELENTE HIDRATANTE, ESPECIALMENTE PARA AS PELES MADURAS.

A borago officinalis (nome comum: Borragem) combina em si a beleza nas suas flores de um azul profundo (e em casos raros, o branco) e uma série de utilizações culinárias e medicinais.

Acredita-se que a borragem teve origem na Síria, mas está hoje disseminada por todo Mediterrâneo e tende a florir quase todo o ano em climas quentes, preferindo uma posição bem exposta ao Sol.

Trata-se de uma planta anual ou perene, chegando a atingir entre 60 a 100 cm de altura. De fácil germinação, pode semear-se no exterior no local desejado e serve de garantia às visitas de abelhas que a ela são atraídas. Quando estabelecida, a planta autopropaga-se muito facilmente, tornando-se por vezes invasiva, algo a ter em conta quando escolher a sua localização.

Os usos desta planta são variados. Na culinária é utilizada em saladas (flores e folhas jovens) pelo seu aroma fresco. Pode ser servida em bebidas quando congelada em cubos de gelo, dando um ar exótico a qualquer refresco. Ao congelá-la desta forma, é também uma boa maneira de reter o seu sabor, podendo depois colocar-se os cubos de gelo com borragem num guisado, numa sopa ou num molho, um pouco antes de o servir. O sabor mais fresco advém das suas folhas jovens.

Diz-se também que um chá de folhas de borragem ajuda a combater o stress. A borragem tem variadíssimos outros usos medicinais, sendo reconhecidas as suas capacidades no que diz respeito a doenças pulmonares e como anti-inflamatório.

Como qualquer ingrediente, não deve ser consumido em excesso – especialmente por pessoas com problemas hepáticos. De outro modo, o seu sabor fresco, talvez semelhante ao do pepino, confere uma nova experiência aos sentidos.
fonte: "Certa", pag.12

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

AJUDAR ALGUÉM QUE CAIU


Se o seu familiar cair, trate primeiro dos eventuais ferimentos e do choque. Se necessário, chame uma ambulância. Se o seu familiar conseguir mexer-se sozinho, deve:

1- Colocar uma cadeira invertida e ponha uma almofada nas costas;

2- Conforte o seu familiar enquanto espera por ajuda;

Se o seu familiar não se conseguir mexer, não tente movê-lo, a não ser que esteja em perigo imediato – por exemplo, se tiver caído junto de água ou de uma fonte de calor – mas peça ajuda.

domingo, 7 de setembro de 2008

Frutas e verduras


Frutas e verduras com propriedades antioxidantes, ricas em polifenóis, vitaminas e minerais, retardam o ENVELHECIMENTO e protegem de inúmeras doenças. As de cor alaranjada são ainda uma excelente fonte de betacarotenos, esses protectores dos radicais livres, tal como a poderosa vitamina C.
A Organização Mundial de Saúde recomenda 5 doses diárias de frutas ou verduras.